Fasano Rio TOP 10 Design

Em celebração aos 10 anos do Fasano Rio, listamos dez curiosidades sobre o design presente no hotel.

TRONCO DE PEQUIÁ NA RECEPÇÃO

A sofisticação e exclusividade da experiência Fasano são vividos logo no momento de chegada ao Hotel Fasano Rio de Janeiro. Os hóspedes têm atendimento personalizado no nosso balcão da recepção – uma tora maciça, certificada, de seis toneladas de Pequiá. O tronco, que foi a primeira peça de decoração a ser instalada no Hotel, é nativo da Floresta Amazônica e pertencia a uma árvore já tombada. Sua forma preserva o desenho exclusivo que a própria natureza oferece.

POLTRONA LA MAMMA

Criada pelo designer italiano Gaetano Pesce em 1969, a famosa poltrona de desenho arrojado e ergonômico é o centro das atenções no hall de cada andar do Hotel Fasano Rio de Janeiro. Nomeada inicialmente pelo nome de UP5, hoje em dia é carinhosamente conhecida como Big Mamma. Sua forma confortável e aconchegante retrata o corpo de uma mãe com todas as peculiaridades dos contornos femininos.

CORTINAS NA DECORAÇÃO

As cortinas, tanto em áreas comuns quanto nas suítes, atuam como sutis divisórias entre os ambientes do hotel, marca do design moderno e estilo único do italiano Philippe Starck. Ao invés de serem separados por paredes, o lobby e a recepção se encontram sempre que as cortinas, sobrepostas em veludo de um lado e, do outro, linho branco, são deslizadas nos trilhos suspensos. Posicionadas na fachada do hotel, as cortinas de linho amenizam a luminosidade, mas sua transparência não interfere na vista para o mar, onde o Arpoador se funde com a belíssima praia de Ipanema.

GÔNDOLA DO FASANO AL MARE

O elegante cenário do Fasano al Mare também tem a assinatura do designer italiano Philippe Starck. A miniatura da gôndola, trazida diretamente de Veneza pelo próprio Rogério Fasano para ser usada como objeto de decoração do Hotel, acabou ganhando destaque especial no centro da estante de espelhos. Por ter ficado tão icônica naquele lugar, se tornou o próprio logo do restaurante e remete a culinária mediterrânea, característica do cardápio do restaurante comandado por Paolo Lavezzinni.

QUADRO DO TRAMPOLIM

Esta imagem foi escolhida especialmente por Philippe Starck para estampar a porta do banheiro dos apartamentos do Hotel Fasano rio de janeiro e assim ilustrar a atmosfera da era gloriosa da bossa nova, na década de 50, que serviu de inspiração para decoração de todo o hotel. O trampolim de Icaraí era um dos pontos mais famosos desta praia de Niterói (RJ).

DESENHOS NO MURAL DA RECEPÇÃO

A convite de Philippe Starck, uma jovem artista brasileira criou uma série de desenhos que retratam o dia-dia de uma aldeia indígena para serem estampados em seda pura. Esses estão presentes por trás dos vidros da nossa recepção e podem ser visualizados de perto com o auxílio de nossa equipe.

BANDEIRA DO BARETTO-LONDRA

A famosa bandeira de design intimista e tamanho ampliado que é destaque no Baretto-Londra foi desenvolvida exclusivamente para Rogério Fasano homenagear seus dois maiores referenciais. As formas são da bandeira do país de uma de suas cidades favoritas, Londres, e as cores fazem menção às suas origens italianas;

ESPELHOS PHILIPPE STARCK

A coleção “L'oreille Qui Voit” é composta de espelhos que, misturados e alinhados, criam uma combinação sem fim de imagens que é perfeita para o visual carioca do terraço do Hotel Fasano Rio de Janeiro. Seu nome, que traduzido significa “a orelha que udo vê”, explica o propósito de seu formato, que é de uma orelha humana. Os espelhos foram criados exclusivamente para a decoração do Hotel Fasano Rio de Janeiro e hoje podem ser comprados externamente.

LIVROS DO LOBBY

O lobby do Hotel tem decoração inspirada na década de 50 e 60. Com mobiliário composto por diversos móveis de diferentes partes do mundo, Rogério Fasano e Philippe Starck criaram uma atmosfera aconchegante que reúne detalhes que fazem toda a diferença para o resultado final. Os livros da estante no centro do local são todos da coleção pessoal do Rogério Fasano. Entre os clássicos estão livros de fotografia e que contam histórias da cidade.

POLTRONA GOD SAVE THE QUEEN DO BARETTO-LONDRA

A poltrona God Save the Queen, imaginada por Rogério Fasano e desenhada por Philippe Starck, é uma referência ao icônico single homônimo dos Sex Pistols. Ela integra a decoração do Baretto-Londra, bar do hotel inspirado em um pub inglês (Londra significa Londres em Italiano).