A atração maior era a cena em que um encapetado Jeff Beck, ainda nos Yardbirds, demolia uma guitarra. Depois saquei que era mezzo cenográfica, mas também acabei levando de lambuja o primeiro nu frontal e a primeira cena de sexo coletivo entre o protagonista David Hemmings, a modelo Veruschka e Jane Birkin, aquela de "Je T’aime, Moi Non Plus", cantada pela diva e por Serge Gainsbourg.
O pretexto era mais ralo: um “trabalho de escola” que os padres jesuítas do Colégio Santo Inácio teriam encomendado: assistir a Blow Up - Depois Daquele Beijo na versão lusófona e com spoilers no título, de Michelangelo Antonioni, com o autor argentino Julio Cortázar, de O Jogo da Amarelinha, creditado no roteiro.
BS, completo, bullshit.
Meu pai trincava o maxilar igual a um buldogue e me fuzilava com os olhos do banco da frente do carro com minha mãe. A fita era para maiores de 18 anos, eu tinha uns 15 mirrados. A solução pra burlar a censura foi o drive-in da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Eu me fiz de desentendido, mantive o álibi – era praticamente perfeito – e mergulhei na barafunda existencial que o filme propunha
Eu me fiz de desentendido, mantive o álibi – era praticamente perfeito – e mergulhei na barafunda existencial que o filme propunha, o caminho libertário que a humanidade escolheu percorrer desde o fim dos anos de 1960 até recentemente, quando o ar voltou a ficar sulfuroso, a "Demo-cracia" busca o oposto do que representa e a balança pende para a direita pesadelo.
Os atores David Hemmings e Vanessa Redgrave – ele na pele do personagem Thomas e ela interpretando Jane. Jeff Beck na cena da guitarra
Valeu a pena o embuste. O não autoengano era minha construção pessoal, meu ponto de vista que se formava e, desde então, nunca mais fui outro que não eu mesmo, warts and all.
Ah, completando o spoiler do título: depois daquele beijo, ela, Vanessa Redgrave, no less, manda alguém matá-la, viúva negra que é. Amor & foguetes.
Lulu Teixeira (né?) Santos

Blow Up - Depois Daquele Beijo
Data de lançamento
18 de dezembro de 1966
Direção
Michelangelo Antonioni
Roteiro
Michelangelo Antonioni e Julio Cortázar
Curiosidades
O autor argentino Julio Cortázar aparece como um dos mendigos fotografados pelo personagem principal.
A banda Yardbirds faz uma de suas últimas apresentações com Jimmy Page e Jeff Beck juntos. Beck saiu do grupo meses depois.
É o primeiro filme britânico a ter um nu frontal completo.
Sean Connery não quis o papel principal, alegando não entender as intenções de Antonioni com o filme.